sábado, 21 de abril de 2012

Confirmação Científica

 As ondas cerebrais e os neurotransmissores. Pesquisas realizadas nas áreas da neuroquímica e bioquímica têm demonstrado que as frequências cerebrais ativam a produção de certos neurotransmissores.

O que são as Ondas Alfas?

ALFA é uma onda mais tranqüila, com 7 a 14 ciclos por segundo (Hertz); é um estágio no qual se entra quando se fecham os olhos e se relaxa. É o estágio de maior importância para o ser humano e de profunda concentração

Pesquisas neuroquímicas e bioquímicas têm demonstrado que certas freqüências cerebrais ativam a produção de vários neurotransmissores, ou seja, diferentes freqüências que estimulam certos neurotransmissores.
Por exemplo, a freqüência de 10HZ ondas ALFAS eleva a produção da taxa de seretonina, um mensageiro químico que aumenta o relaxamento, diminui a dor e promove o bem-estar, ou ainda, as catecolaminas que são vitais para a memória e aprendizagem respondem a freqüência de 4HZ ondas TETA

O aumento da produção desses neuroquímicos pode aumentar a memória, o aprendizado e as respostas de relaxamento. Outro neurotransmissor que aumenta ao baixarmos a freqüência cerebral para ALFA E TETA é a endorfina, pesquisas mostram que a mesma está relacionada com o alívio da dor, o estímulo mental para  realizar uma tarefa, o aumento da concentração, da memória e a sensação de bem estar físico- mental.
As ondas BETAS aumentam a atividade elétrica do cérebro, e em resposta o fluxo sanguíneo aumenta.

As ondas BETAS podem aumentar as habilidades cognitivas como a concentração, a memória e a velocidade de raciocínio.

Pesquisadores da Universidade de Houston usaram a indução de ondas Beta  na faixa de 14 a 18HZ para tratar Déficit de Atenção e outras desordens de aprendizagem. Após um curto período de tratamento, eles observaram um aumento de 5 a 7 pontos no QI. 

Foi utilizado um protocolo similar para tratar pessoas com dislexia e falta de concentração, com ganhos de QI na faixa de 8 a 10 pontos. O treinamento das ondas Beta ajuda no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção.
Ondas DELTA é a mais baixa de todas as freqüências de ondas cerebrais.  Esta associada com o sono profundo, algumas freqüências na faixa é muito benéfico para a regeneração celular e a cura.

Ondas beta 
Alta frequência 13 a 30 ondas/seg
Pessoa acordada e ativa, em estado de vigília. São  ondas cerebrais mais rápidas. É um intenso estado de atenção da mente. Pode alterar-se muito se a pessoa ficar nervosa e brigando. Em ondas elevadas de Beta, surgem os conflitos, pois não há entendimento, nem diálogo.
Ondas alfa
Baixa amplitude
8 a 13 ondas /seg
É a onda cerebral mais lenta. É estável e rítmica.  Em ondas Alfa, embora a mente esteja tranquila, equilibrada e relaxada, ela não está fraca ou passiva; ela está serena e alerta. Durante a meditação e o relaxamento, as ondas cerebrais são imediatamente transformadas, passando do ritmo acelerado de Beta para o ritmo tranquilo de Alfa
Ondas Teta
Baixa-média amplitude
3-7 ondas/seg
 Alfa são gradualmente transformadas em ondas mais lentas e poderosas, de ritmo Teta. Nesse estado Teta de superconsciência, a mente é inundada, com in alegria interior.
Ondas Delta
Alta amplitude, baixa frequência    3   ondas /seg
Os programas que contém Delta são ideais para o sono, a recuperação física/mental e meditação profunda. A faixa  Delta está entre 0.1 - 4 HZ. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário