segunda-feira, 21 de maio de 2012

O PODER DA RECONCILIAÇÃO



Torne-se um cristão. A Bíblia nos diz que se eu não entreguei a minha vida a Cristo, estou em conflito e em guerra com Deus. Eu estou fazendo as coisas do meu jeito. Não adie esse passo. Ef 2.16. Você ficará pasmado ao ver o poder de reconciliação que vem em sua vida quando você está vivendo com Jesus Cristo.

 Converse com Deus sobre o conflito. Antes de conversar com a pessoa, converse com Deus acerca do conflito. Ore sobre isso. Tg 4.2b. Muitos dos conflitos em nossas vidas acontecem quando nós esperamos que outras pessoas satisfaçam necessidades que somente Deus pode satisfazer.

Analise o problema. Pergunte a si mesmo: Sou eu o problema? ou a causa? Estou sendo exigente? Estou fora da realidade? Estou sendo sensível demais? Será que estou sem paciência? Mt 7.3,5. Antes de tentar tirar a poeirinha dos olhos do seu próximo, tire a pedra que está dentro do seu próprio olho. 

 Marque um encontro de paz. Sente frente a frente e converse sobre "Qual é o problema?" Conflitos raramente são resolvidos acidentalmente. São resolvidos deliberadamente, intencionalmente. A bíblia diz: Mt. 5.23-24. Você se prepara para entregar a oferta e se lembra do problema, Jesus diz para você ir concertá-lo primeiro.

Mude o seu modo de agir. Se apenas fizéssemos o que diz Fp. 2.4-5. Qual foi o modo de agir de Jesus Cristo? O de procurar o interesse de outros. A palavra procurar significa prestar atenção na necessidade da outra pessoa envolvida no conflito.
Quando estamos com raiva, a única coisa que vemos são nossas necessidades, nossos sentimentos feridos, nossa expectativa que não foi satisfeita. A Bíblia diz para olharmos para o interesse de outros.

 Peça conselho. Em todas as outras áreas da vida você não tem vergonha de buscar ajuda. Se você tem um problema de saúde, você vai a um médico.
 
“Eu posso lidar com isso sozinho, Não preciso de ajuda de ninguém". Você diz isso quando está falindo financeiramente? ou doente?” A Bíblia diz para buscar por conselhos. Pv 15.12 ; Pv 15.32.

Estabeleça as regras do jogo antes da discussão. Há armas mortais que não podemos usar. Elas estão fora de cogitação.

Nunca Compare. "Você não é como 'fulano de tal'?" ou, "Você é mesmo como fulano de tal" Não é justo comparar.  Deus fez cada pessoa singular, diferente.

Nunca Condene. Não use frases como “você sempre... você nunca... você tem que... você deve... você deveria ter vergonha de você mesmo”. Colocar culpa nas pessoas leva-nos a agir como a consciência delas. Só Deus tem o direito de julgar.

Nunca Comande. Não tente terminar uma discussão com o uso da força. “Eu estou mandando...” Isso faz com que a temperatura aumente.

Nunca Ameace. "Faça isto para ver o que acontece!", "Eu duvido que você...". Não ameace, não provoque uma briga. Estas coisas são a marca de imaturidade.

Nunca deprecie. Nunca trate a pessoa como se ele ou ela fosse inferior a você. Não ridicularize por qualquer que seja o motivo. Não brinque de Psicólogo. “Ah, eu sei por que você está me dizendo isso. Você disse isso porque”.Não julgue.

Nunca interrompa. Nós tendemos a nos apressarmos e dizermos a resposta antes da pessoa terminar. Não estamos ouvindo. Só estamos pensando no que vamos dizer logo a seguir. Espere a sua vez de falar quando estiver em conflito. Tratemos uns aos outros com consideração.

Nunca Confunda. Isso acontece quando você fala de coisas que não têm nada a ver com discussão, a fim de desviar a atenção do assunto principal que está sendo discutido. Mantenha o assunto. Não confundia as pessoas.

 Não desista. Resolver um conflito nunca é fácil. Há três estágios em um conflito.

Estágio 1. Reconhecimento: "Nós temos um problema”. Muitas pessoas têm muita dificuldade em chegar a este estágio. "Que problema? Nós não temos problemas”.

Estágio 2. Reação: É o estágio quando as emoções vêm à tona e lágrimas aparecem. Talvez apareçam: amargura, ressentimento, raiva, frustração, medo, irritação.

Estágio 3. Resolução: "O que vou fazer a respeito disso?" Resolver um conflito é doloroso, mas a recompensa é muito maior do que simplesmente deixar o relacionamento morrer. 


Que Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário